Uma das críticas ao uso do WordPress por empresas grandes é a questão da segurança. Quanto ao sistema em si (PHP), não há dúvida de que o WordPress é bem seguro e melhorou bastante desde suas versões mais antigas. Porém, quando há muitas pessoas operando o sistema sempre fica mais vulnerável por causa do fator humano. Se torna necessário a utilização de ferramentas que venham a limitar o acesso de usuários não autorizados a determinadas funções.

O WordPress básico tem a funcionalidade de separar posts por categorias. Isto é útil para listar posts em lugares e páginas específicos como em um portal de notícias onde há páginas de política, esportes, culinária, etc.

O problema é que em empresas maiores, onde há diversos publicadores de conteúdo, pode haver problema quando um publicador seleciona a categoria de outro por engano e seu conteúdo acaba publicado na coluna errada.

Existe um plugin que resolve este problema, chama-se Author Category. Apesar do plugin estar já a algum tempo em sua versão 0.8, seu código ainda funciona no WordPress 5.2.3

Com este plugin, o administrador do site pode limitar as categorias que cada editor tem permissão, evitando assim que sejam publicados posts em locais errados. Um editor de esportes por exemplo, não terá a opção de publicar um post na categoria política e assim por diante.

Outra utilidade deste plugin é o admin poder cadastrar um estagiário para escrever somente em uma categoria provisória, não listada no site. Assim o estagiário não publicará por engano na página principal do site. Ao editor geral pode ser dado acesso a todas as categorias criando assim uma hierarquia de publicações.

Este plugin usado em conjunto com o Admin Menu Editor PRO e o WPFront User Role Editor possibilita dar permissões personalizadas de acordo com funções padrão ou customizadas e esconder funcionalidades, configurações e plugins de usuários não privilegiados aumentando grandemente a segurança da instalação WordPress.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário